Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Pete Townshend, do The Who: “jovens estão começando a ouvir rádio novamente”

pete-townshend

O guitarrista Pete Townshend vem comandando a produção do próximo álbum de estúdio do The Who. Ele está trabalhando desde o início deste mês com o produtor Dave Sardy no British Grove,  estúdio em Londres de propriedade de Mark Knopfler, do Dire Straits. Todo o processo de gravação com os músicos vem sendo mostrado na internet através de vídeos publicados pelo site oficial da banda, nos quais Townshend mostra os equipamentos, faz brincadeiras como uma “tortura” ao baterista australiano Zak Starkey e críticas às intermináveis férias do vocalista Roger Daltrey. No entanto, são suas análises sobre processo criativo por trás do disco que chamam bastante a atenção.

O músico revelou que o Who já criou duas novas músicas chamadas “Detour” e “‘Beads On One String”, que nasceram no início da dificuldade na qual eles se encontraram de criar material novo para uma banda que tem mais de meio século de história. “Sério, tentar fazer um disco que soa como um álbum do The Who, e ainda assim ser bom o suficiente para chamar a atenção de alguém que navega através de um monte de músicas online, é um desafio”, comentou em um dos vídeos disponibilizados. Mas Townshend explica que eles não pensam muito nisso, porque enquanto estão produzindo algo novo muita coisa está em processo de transição no mercado da música.

“Aparentemente, os jovens estão começando a ouvir rádio novamente e os podcasts de música também. Acho que pode ser porque os algoritmos pensam que entendem o nosso gosto, mas se quisermos ouvir coisas acidentalmente diferentes, temos que evitar os algoritmos”, comentou o músico, acrescentando que o consumo de música muda muito rapidamente nesses novos tempos. Ou seja, não dá pra ficar no automático esperando que o sistema lhe apresente algo novo, quem gosta de música tem que ir atrás de coisas interessantes. E emissoras de rádio de todo o mundo começam a apostar cada vez mais no conteúdo para dialogar com esse público.

“Me disseram que a maioria das pessoas só ouve os primeiros dois a cinco segundos de uma faixa digital antes de seguir em frente. Portanto, uma forma de se conectar com essas pessoas seria usar uma amostra antiga de algo que todos já conhecem. Se fosse isso mesmo, todas as faixas do próximo álbum teriam que começar com a guitarra de ‘Pinball Wizard’”, brincou o músico.

Para analisar o mercado musical, Twonshend cita uma das novas faixas compostas pela banda, “The Detours’. “Esse era o nome do The Who antes de se tornar o que vocês conhecem como The Who. Neste contexto, a letra é sobre homens precisando encontrar novas rotas, novos caminhos, mas de forma honesta”, explicou.

Deixe seu comentário:

Nossas Redes Sociais

Rádio Jovem FM


R. Comendador Schumann, 127, Centro/Itajubá - MG
Cep.: 37501-056
Fone: (35) 3622 4649
ouvinte@jovemfm987.com

Mapa do Site

Curta no Facebook

Redes sociais